10 Oct 2008

.. saudades

Saiu cedo de casa com o alguidar de roupa à cabeça. Ainda não eram sete horas e os campos, húmidos das lágrimas da noite, cheiravam a alfazema e pão-de-ló. É do cereal em crescimento, explicara-lhe o Mateus, o dono da horta, o que a deixara curiosa. Houve até uma noite que se levantou a meio na tentativa de vislumbrar as minúsculas padeirinhas a percorrer o prateado do campo banhado de lua. Contava-lhe ainda o Mateus, que durante a noite a actividade era imensa por aquelas bandas. Não ouve os cavalos, menina? Ele dão conta de tudo. Ora escute uma destas noites. E ela escutava. Apurava a audição a todos os barulhos nocturnos, conhecia-os de cor e construía verdadeiras estórias de encantar com as quais adormecia os irmãos: Eram as lebres que recebiam os pequenos ratos do campo em mesas redondas cobertas por toalhas bordadas à mão, servindo, a gosto, um chá feito de pequenas raízes do campo a saber a madressilva. Ou as corujas em conversa animada com o velho lobo do monte em frente que não se atrevia a atravessar a estrada que separava as colinas com medo do javali, dono e senhor das terras do lado de cá. Tudo servia de motivo, e a sua imaginação corria solta e feliz pelo campos dourados do Sol, terra de torrão seco feita, agora a caminho do tanque, que ainda distava.
Gostava de lá chegar, colocar a roupa no alguidar de molho com uma pitada de sal e detergente, deixá-la corar aos primeiros raios de sol que se via já despontar por detrás da serra e entreter-se com o que a rodeava. Hoje faço de mula pensou rindo interiormente, e vou puxar água à nora.
O Leão, velho serra da estrela e sua companhia naquela hora madrugadora, latia e abanava molemente a cauda à sua espera do outro lado da estrada. Era tão velho, pensou, que toda a vida me lembro dele aqui. Toda a vida? Ora .. a minha vida tem 14 anos! riu-se ..
Vem cá Leão ..! Olha o que trouxe para ti meu preguiçoso ..
Alguidar pesado de roupa à cabeça.
Imaginação solta que corre mundo na terra da Beira.
Beira com cheiro a pão-de-ló.
Saudades ..


_ Com um agradecimento a este Amigo que partilha o gosto e o respeito pelas raízes .. e os votos de um excelente fim-de-semana a todos *