24 Nov 2008

easier? what do you mean by easier?

Após uma conversa de fim-de-semana com uns amigos da “velha” guarda, dei por mim a pensar que a acusação banal hoje em dia versus a educação é o facilitismo.
O Hoje contrariando o Antigamente ou o “no meu tempo”. E as conclusão de quem, obviamente não tem crianças no 6º ano de escolaridade ;), é que facilitando nada de “bom” poderemos esperar.
Dediquei-me ao exercício de apuramento desta verdade que oiço e leio cada vez com mais frequência.
Eis as conclusões:

(A criança em questão é a minha filha que acabou de fazer 11 anos e frequenta o 2º ano do 2º ciclo)
Testes para a primeira semana de Dezembro
Português
Matéria: toda a conjugação verbal, formação de palavras por prefixação, sufixação, aglutinação, justaposição, graus dos adjectivos e complementos.
Texto com perguntas de interpretação. Pequena composição sujeita a tema no final.
Ciências da Natureza
Tabela dos Nutrientes e Roda dos Alimentos. Aparelho digestivo do homem, da vaca e da galinha.
A partir dos resultados de uma experiência feita em laboratório responder a questões relacionados com os mesmos.
Inglês
Toda a matéria desde o início do ano com enfoque no Presente Simple and Continuous.
The possessive case (pronouns, adjectives).
História e Geografia de Portugal
30 páginas – desde Lisboa Quinhentista até às reformas pombalinas.
Matemática
Paralelogramos – trapézios e não trapézios – construção e classificação de triângulos por ângulo e lado. Identificação e construção de simetrias.
Facilitado? Mas há mais:
Trabalho para Estudo Acompanhado – leitura de um livro por trimestre, resumo e análise de acordo com as directrizes dadas pela Professora.
Trabalho para EVT - a decoração da escola para o Natal (trabalho conjunto de várias turmas) e pequeno artesanato para a venda na quermesse da escola.
Educação Muscial - três peças em flauta, com um teste teórico pelo meio, uma das peças para actuação nos festejos natalícios do Concelho.
Educação Física - ao abrigo do Programa Pessoa, acrescem 90 minutos semanais às aulas correntes. Testes físicos de velocidade e endurance em todas as aulas, 3x por semana, e um teste teórico no final de cada período lectivo.
Moral: trabalhos de pesquisa e constituição de cartazes, textos, sensibilizando para a causa escolhida - este período lectivo: a igualdade.
Início das Aulas: 08h15 – final: 16h10 à excepção de um dia por semana.
TPC diários de todas as disciplinas do dia.
Facultado? Condescendente? Não me parece. Que não tenham já que decorar os rios e afluentes ou efluentes, as linhas de caminho-de-ferro até Benguela ou os cognomes de todos os reis de todas as dinastias com o detalhes de quem casou com quem mais que uma vez, quem morreu e quem se matou é uma coisa.
Que acusem as crianças de hoje de beneficiarem de um ensino facilitado é outra completamente diferente. Como dizia um comentador deste diário há uns tempos largos atrás, a propósito de um post semelhante: se tivéssemos na nossa altura passado por tudo isto havíamos certamente engrossado as estatísticas de insucesso escolar.
think about that ;)