6 Jan 2009

Biblical Magi or Three Wise Men

" (...) A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata:
“Melchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar, era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio, e Baltazar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.
Quanto a seus nomes, Gaspar significa Aquele que vai inspeccionar, Melchior quer dizer Meu Rei é Luz, e Baltazar traduz-se por Deus manifesta o Rei. Como se pretendia dizer representavam os reis de todo o mundo, as três raças humanas existentes, em idades diferentes.
Assim, Melchior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza, Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade e Baltazar, mirra em reconhecimento da humanidade." (...)"

O destaque nas palavras é de minha autoria.
Talvez para me lembrar que a equação é simples.
Respeito, Fé e Humanidade.
Não será difícil reconhecer os ingredientes, concordo, mas olhando o Mundo lá fora e cá dentro, como se obterá a receita?

Feliz Dia de Reis*