29 Jan 2009

intimism (xxvii)

Campeonato Europeu de Patinagem Artística na EuroSport e a princesa da casa, sentada no sofá, atenta, a torcer pelos italianos que na sua douta opinião, são os melhores mãe! .. um olho no écran outro no puzzle que o primo caçula está a tentar montar e para o qual requer a sua ajuda. Permanente. Pima auda! Exclama, e a prima ajuda, encaixa mais uma peça ou mostra-lha tentando que ele perceba onde a colocar. E ele percebe. Muito bem até. É pura fita esta da chamada de atenção.
Há um par que escorrega no gelo, ele chega a cair, a garota horrorizada leva as mãos à boca no susto, e logo ele muito atento “u foi?”. Senta-o ao seu lado e explica-lhe que é a patinagem, que andam em lâminas, que podem cair. Começo a rir-me eu da cozinha, onde montei a tábua de passar para dar uma ajuda à irmã .. também caçula que hoje chega a horas impróprias cheia que está de trabalho.
Senta-se o petiz, muito compenetrado ao lado da prima, dá-lhe a mão, e fixa o écran. Acompanha os movimentos graciosos e exclama os bravo! e as palmas com que a minha se entusiasma. Espreito-os. Conversam com a linguagem própria de uma diferença de idade de oito anos e poucos meses.
Pima gota poi gota?
A prima gosta muito e tu?
Eu gota munto. Tu sabi.
Sei o quê querido?
Tu sabi fazele.
Não, a prima não sabe fazer aquilo!
Sabi, sabi Bé viu.
Oh Bé a prima faz ginástica rítmica, não é a mesma coisa. Olha, eu explico, vem cá!

São 21h .. o mais pequeno já devia estar na cama e a mais velha a caminho dentro de meia hora .. poupo-Vos à descrição naturalmente lamechas de um conjunto de exercícios rítmicos feitos .. com a fralda já posta! ;)