19 Jan 2009

world? that's a huge word

Na Etiópia lutava-se por 120 kal distribuídas à razão diária por pessoa. Uma banana tem 300. Conseguimos imaginar o que são 120? .. em Nova Iorque num jantar de beneficência a usd 145 pax vislumbra-se a fome naquele país em slides brilhantes feitos a preceito, e promete-se ajudar enquanto tilintam os copos em votos de saúde. Saúde?
Na Etiópia morria-se de sarampo, de disenteria, da falta de água potável. Dois copos por pessoa, por dia. Não mata a sede. Não lava o corpo.
O menu era apetitoso, grossas fatias de carne coberta de um molho viscoso e escuro, arroz branco e solto, verduras a acompanhar. As gentes conversavam entre discursos do presidente da ONG, do filho do presidente da ONG, dos que gostariam de ter assento na ONG. As senhoras cintilam nos seus vestidos compridos assinados pelos melhores costureiros, os homens gabam-se do preço dos charutos importados.
A cerimónia é interrompida. Entra uma figura possante, olhos verdes a dardejar à esquerda e à direita, com uma criança pequena, visivelmente sub nutrida, pela mão. Vem reclamar da falta de apoios, da falta de dinheiro. Da falta de comida e da falta de água. Do abandono. Da miséria. Da doença e da tão fácil e possível cura.
O que se gasta naquele jantar para 250 pessoas daria para alimentar e tratar os 30 mil refugiados sob sua protecção, durante quatro dias. Quatro dias .. a fronteira entre a morte e a continuação de alguma esperança de vida. Nunca o universo humano pareceu tão insignificante. O dinheiro angariado por estas gentes de bem daria para infinitamente mais. Onde está ele?
Olho a minha filha sentada muito direita no sofá. As lágrimas grossas todas presas à beira dos olhos, como se as proibisse de cair. Olho de novo o ecrã. A criança faz uma momice à macaco para agradecer a banana que alguém da audiência lhe atirou provocando uma gargalhada geral.
A minha filha cerra os punhos no sofá. As lágrimas secaram para dar lugar a um olhar furioso. A faiscar.
Oiço a voz do actor: a banana? Is more than he has a day. He will do anything you want him to.

Choro eu.
etiópia, cambodja, chechénia, darfur, gana .. interessam os nomes dos países quando o que têm em comum é a falta de solidariedade de que padecem? ..