19 Feb 2009

human being .. are you positive about that "human"?

Estranho tanto silêncio (…)
responde-me Pedro Correia a um comentário que deixei no seu brilhante texto sobre Mugabe.
Lembro-me de lhe ter acompanhado, em outro registo, uma série de enumerados déspotas, lembro-me de me ter primeiro espantado, depois insurgido contra a sua permanência no nosso País com honras de gente que importa.
Afinal, importa.
Num país em que o desemprego ronda os 93%, a moeda foi abandonada por ter zeros a mais, a cólera ataca em força mais de metade da população que entretanto não tem o que comer, e quando escrevo o que comer é isso mesmo que está a pensar leitor: nem uma côdea, a celebração do aniversário do ditador vai custar mais do que custaria alimentar o país de que se julga imperante.
Julga? .. e é. Porque conseguiu que as forças e as resistências faltassem, o medo imperasse, e o laivo de vida se escoasse. Isto sim é saber lidar com a oposição. Em forma de gente? Sem dúvida, diabo em forma de gente.

Da próxima vez que Portugal se lembre de o acolher, seja a que título for, mesmo que diplomaticamente falando, lembrem-me de fazer fila para ver se lhe consigo dar uma palavrinha. Sem luvas.