13 May 2009

capacity .. ability .. whatever!

Man's capacity for justice makes democracy possible, but man's inclination to injustice makes democracy necessary
Karl Paul Reinhold Niebuhr (1892)

Um verdadeiro pau de dois bicos, como se diz na terra do meu Pai. Daqueles com que se conduzem as parelhas e que em criança passava a vida a enrolar trapo para que o caseiro não picasse as vacas. Cheguei a ouvir alguns sermões à conta disso. Mas não é de vacas, emparelhadas ou não, que fala o pensamento de Niebuhr, teólogo, protestante, defensor da teoria preconizada por Cicero de que resorting to war can only be under certain conditions .. as if, completaria.
E quem vela por quem vela que assim seja? Ou quem guarda o guardião? Velho e estafado tema de que todos dependemos de todos e de tudo. Mas .. ! cansativa eu hoje, mas (!) .. a apetência do homem para a justiça torna a democracia possível: gosto do pensamento. Até porque me considero justa ainda que nem sempre democrata. E se calhar porque algumas vezes, poucas(!) sou injusta. O que faz de mim o quê? Poupem-me a imagem da parelha, se fizerem o favor. Humana, diria. E é sempre um risco quando se tenta encaixar o humano em duas linhas que definam modos de agir, pensar, estar. Tal como também é igualmente um outro risco, não tabelar e sociologicamente encaixar géneros e posturas. Numa perspectiva absolutamente empírica e para futuras gerações conhecerem e quiçá aproveitarem. Democracy is necessary. Man’s ability to injustice. Está tudo lá, caramba, bastaria alguma revisão de matéria dada. Aprendida. Estafada. E esquecida.