6 May 2009

half the battle

Estudam-se os adjectivos em Inglês. E os graus dos adjectivos. Chega-se rapidamente à conclusão que a gramática inglesa é muito mais simples que a nossa. Tal como a língua.
Na disciplina de Português perdemo-nos na conjugação pronominal e as locuções conjuntivas .. eu juro que tinha uma mnemónica para me lembrar desta coisa .. Dividem-se e subordinam-se orações e identificam-se todos os complementos. Gosta disto, ela. Felizmente.
Em História, estamos em pleno 25 de Abril mas há que saber quem foi o último Presidente da última Republica, a importância de Gomes da Costa, o que era a Ditadura Militar, como acabou e deu lugar à outra.
Que não era militar.
Mas militarizada.
Hein? pergunta-me a garota.
Nada, nada .. sorrio.
Salazar conseguiu equilibrar as finanças do país. Explica como. Explicou. E acrescentou o mote pessoal que à custa do que ele fez o povo ficou pior. Menos investimento em saúde e em educação, mais impostos. Salários sem aumentos. E o povo não se queixava mummy? Não podia, querida. Arca o sobrolho numa interrogação de quem não entende aquele podia. E continua a ler. As músicas proibidas na rádio. Os livros censurados. As publicações destruídas. Redacções de jornais invadidas, fechadas. A PVDE que deu origem à PIDE. E os presos. E as torturas. E tudo.
Noto na minha filha de 11 anos um sentido crítico, próprio desta nova e atenta geração. O próprio acesso a tanta informação assim o permite. E a forma como com eles falamos, idem, idem. Escreve e vai decorando nomes e cronologias mas opina. Opina ameaçadoramente à paz familiar num final de dia que se supunha calmo. Oiço-a, e percebo-lhe muito bem a fúria. E de novo aquelas interrogações para as quais ninguém tem resposta .. :) como foi possível? Como de tanto horrível ser foi possível perpetuar. Durante 40 anos mummy? Mummy, sabes o que são 40 anos?!
Depois vieram os Militares. De novo Mummy já reparaste que são sempre os Militares a intervir? .. pano para mangas compridas que corto a talho de foice ou não saímos do tema. Repuseram a Democracia. Espetaram cravos vermelhos nas carabinas e o povo gritava nas ruas “o povo está com o MFA” .. eras pequena mas lembras-te disto, Mummy? (gostei do "eras pequena", confesso) O General Spínola, a Junta de Salvação Nacional, o Governo Provisório .. parece coisa de guerra não parece, mum? Mas ele tinha um ar simpático, olha a fotografia.
E depois Mum, passou a correr tudo bem? Até agora, à crise, não é?

Onde é que começa e onde é que acaba o que de tanto ensinarmos, escrevermos e decorarmos nos esquecemos de por em prática?