9 Jul 2009

IV (the end)

Onde chega, pelo à vontade que o caracteriza, é aceite, admirado e acarinhado pelas gentes de bem. Gentes que não sonham que por detrás daquela aparência simpática e afável, demasiado simpática acrescentaria, se encontra um verdadeiro lince, treinado por uma educação que não teve, fruto de uma vida de faz-de-conta na qual chega a acreditar tão cegamente que a realidade deixa de fazer qualquer sentido. Um lince que premedita a jogada seguinte sempre com um só objectivo: encurralar a presa. E quanto mais fugitiva e arisca a gazela, mais o gozo da caça em mudança constante de chumbada.
O discurso é proferido dois decibéis acima do desejado, chamando a atenção mas fazendo-o como que por acaso. Habilmente. Isso e as estórias que repete vezes sem conta e à força de as inventar acaba por ser apanhado em pequenas, digamos que, incongruências. Pequenas. Muito pequenas. Quase nada.
Saco roto de conteúdo, foi a expressão ouvida numa altura em que uma das visadas o apanhou desprevenido por uma vírgula colocada fora de contexto. Escusado será escrever que não o voltou a ver. A aparência não vai, felizmente, durar para sempre. Depois disso? Resta-lhe o não ser lembrado. Mas quem de nada se lembra que pode esperar? Nada.
Lamentando que tal aconteça, até porque é de facto um espécime merecedor de estudo, fica a labeL: short novel. As short as ..
--
BORLAS:
Técnica 1
Se o ouvir falar sobre uma casa fantástica que viu para os lados de uma avenida que ninguém conhece, ponha o seu ar mais ausente, pisque os olhos duas vezes, faça um beiço e responda-lhe que lhe havia prometido irem viver para o Dubai. Distraia-o. Isso mesmo.
Técnica 2
Imagine que abordam o facto de você, querida, conduzir um carro que não está de acordo com a condição de a minha mulher isto e aquilo .. sorria. Com aquele sorriso que fazemos quando o nosso filho de 2 anos que acabou de tirar as fraldas de dia, se esquece e .. esse sorriso, sim. Olhe-o nos olhos e mostre-lhe o anelar. No ring? .. continue a sorrir. Sim, calmamente. Depois conte-me se resultou.
Técnica 3
Aponte. Ande de livro e caneta na mala e aponte tudo o que ouve, todos os detalhes e pormenores, as horas e as primeiras versões de qualquer acontecimento. Vai ver que se vai divertir quando terminar esse caderno de apontamentos e tiver de encetar um outro. Ou não.
_____________

A série short novel constituída por quatro pequenos episódios, é pura ficção.
Qualquer semelhança de atitudes ou comportamentos pode, contudo, não ser mera coincidência.