14 Jul 2009

People don't drink the sand 'cause they're thirsty.
They drink the sand 'cause they don't know the difference
.
(Andrew Shepherd – interpretado por Michael Douglas no filme American President – Rob Reiner – 1995)
--

Gosto particularmente deste filme.
Não só pela carga romântica da ligação entre um Presidente viúvo e uma lobbyist ambiental ;) mas e acima de tudo pela força do discurso de Michael Douglas sobre .. carácter, quando confrontado com a quebra da sua popularidade nas sondagens uma vez que se recusa a responder perante os ataques e as mentiras publicadas e relativas à sua vida pessoal. Para além do Cargo, O Homem. Será possível esta distinção?
..
A comoção da assistência presa nas suas palavras e na intensidade do que significam é, quanto a mim, a melhor parcela que esta película nos oferece. Um discurso veemente, para além do programado, que abanou, na estória, as estruturas bem montadas de uma sociedade presa, muitas vezes, vezes demais, no diz-que-disse, no julgamento fácil, tendencioso, na exploração do íntimo alheio. Sempre mais fácil e confortável que o próprio.
..
It’s all about character, responde o presidente mais poderoso do mundo à interpelação do seu opositor (Richard Dreyfus).
..
E é.
É sempre e tudo sobre carácter.
E aqui podemos almejar vir a ocupar uma das cadeiras da White House ou simplesmente o sofá da nossa confortável assoalhada.
É tudo e sempre sobre carácter.
A sua presença. A sua ausência.